sexta-feira, 21 de novembro de 2008

AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA




A expressão América Anglo Saxônica refere-se a dois países da América do Norte: os Estados Unidos da América e o Canadá.
Este termo deriva da classificação dos países da América em dois blocos: aqueles em que a língua mais falada deriva do latim (América Latina), e o bloco dos dois países cuja língua deriva do anglo-saxão.
Essa parte do continente americano tem forte colonização inglesa, o que condicionou vários aspectos culturais, como a língua e a predominância da religião protestante. Além de maioria da população ser de raça caucasiana (brancos).
Esta classificação é imperfeita. A Guiana na América do Sul, e diversas ilhas das Caraíbas, assim como o Belize na América Central, são também países de língua anglo-saxônica, mas não costumam ser considerados parte do que se convencionou chamar de América Anglo-Saxônica. Além disso, uma parte do Canadá fala francês, uma língua latina.
Na prática, as expressões América Anglo-Saxônica e América Latina costumam ser utilizada em referência, respectivamente, aos países da América que pertencem ao mundo desenvolvido e ao mundo subdesenvolvido
.



Localização geográfica



Situam-se na América Anglo-Saxônica dois dos maiores países do mundo: o Canadá e os Estados Unidos. Sua área total é superior a 19 milhões de quilômetros quadrados, e os limites dessa porção do continente americano são o Oceano Atlântico a leste, o Oceano Pacífico a oeste o Oceano Glacial Ártico ao norte e o México ao sul.
Na extensa linha litorânea da América Anglo-Saxônica observa-se a ocorrência de uma série de penínsulas, destacando-se a Península do Labrador, no Canadá, junto à Baía de Hudson, e a Baía da Flórida, nos Estados Unidos, banhados pelo Golfo do México, e pelo Oceano Atlântico. As principais ilhas são canadenses, como Terra Nova e Príncipe Eduardo, junto ao Golfo de São Lourenço, no oceano Atlântico e o Golfo de Vancouver, no oceano Pacífico
.



Blocos Econômicos



A América Anglo-Saxônica tem dois grandes blocos econômicos: A Alca (acordo de livre comércio entre as américas) e o Nafta. São países membros do Alca todos os paises da América, menos Cuba que mantém seu modo de produção socialista. Todos os blocos economicos do mundo tem um objetivo em comum: diminuir gradativamente as taxas alfandegárias.

2 Comentários:

Às 6 de agosto de 2012 às 13:03 , Blogger Cositas a Más2.0 disse...

Gostei .. está muito bem explicado ..
Me ajudou muito. Obrigado !

 
Às 30 de abril de 2016 às 10:48 , Blogger Unknown disse...

a alca nao é um grupo real, já que os paises da america do sul nao aceitaram entrar.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial